Monday, November 27, 2006

Uma mentira inconveniente

Semana passada o presidente qualificou de entrave ao crescimento do país as questões associadas aos índios, quilombolas e ambientalistas, além do Ministério Público.
Trata-se de total retrocesso à idéia de desenvolvimento sustentável, adotada no mundo inteiro (pelo menos teoricamente). Ato contínuo, entidades ambientalistas assinaram uma nota de repúdio às declarações do presidente, considerando injustas as suas palavras.
Por mais admirável que seja sua eloqüência, Lula precisa ter cuidado nos discursos, improvisados ou não. A leviandade nas suas palavras pode provocar insegurança nos investidores internacionais, além de indignação nos mais de 60% das pessoas que o elegeram.
O mito da incompatibilidade “meio ambiente x desenvolvimento econômico” já foi desfeito, graças, especialmente à Alemanha. Após um período de estagnação econômica ocasionada pelo enrijecimento das leis ambientais, hoje os alemães mostram ao mundo os benefícios do desenvolvimento sustentável.
Meio ambiente não é empecilho. É incompreensível que um país como o Brasil, com biodiversidade farta de sua floresta amazônica, mata atlântica (ou o que ainda resta dela), pantanal, entre outros ecossistemas, não saiba extrair do meio ambiente aquilo que pode oferecer sem destruí-lo. Recomendo a todos (oxalá algum assessor do presidente seja leitor desse blog) a leitura do livro “Capitalismo Natural – Criando a próxima revolução industrial” (Editora Cultrix). Quem tiver interesse, vai encontrar dezenas de idéias de usos sustentáveis dos recursos naturais.
O meio ambiente não pode mais servir como bode expiatório à incompetência de alguns.
P.S. Às vezes há males que vêm para o bem. Por causa da declaração do presidente Lula, identificando a morosidade nos processos de licenciamento ambiental de dezoito usinas hidrelétricas (um dos motivos é a falta de previsão legal disciplinando a distribuição de competências para o exercício do licenciamento ambiental), o governo federal resolveu reagir. Pretende encaminhar, no mais breve, projeto de lei regulamentando o parágrafo único do art. 23 da Constituição Federal, há muito reclamado.

4 Comments:

At 3:59 AM, Anonymous Anonymous said...

Finalmente a tão esperada regulamentação do 23.
Abraços,
João

 
At 5:41 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu vi esse comentário Lulístico e também fiquei indignado. Ele disse que, dentre as medidas para destravar o desenvolvimento do país, poderia forjar um pacote de medidas para desburocratizar as questões ambientais... Oh, falácia! Oh, ignorancia...

 
At 8:15 PM, Anonymous Anonymous said...

sem comentários p/ um ser irracional chamado Luiz Inácio Lula da Silva... é uma vergonha tê-lo como Presidente da Repúlica.

 
At 7:05 AM, Anonymous Anonymous said...

Uma hiléia.
O desenvolvimento sutestalvél é a unica saída para o desenvolvimento. Principalmente para as populações(seringueiros, ribeirinhos e cablocos) que vivem isoladas nas florestas, diga-se Amazônica.Criar novos métodos necessitária uma lógica que não acabasse com as nossas riquezas ambientais, e não houvesse exploração dos povos da floresta.

 

Post a Comment

<< Home