Friday, November 03, 2006

Comece você mesmo.

Ghandi uma vez falou “devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo”. Essa frase reforça a idéia de que podemos melhorar o ambiente, através de pequenas mudanças no nosso cotidiano.
Claro que o Poder Público tem um papel fundamental; acredito ainda que a iniciativa privada também será um importante ator nesse processo de qualificação do meio ambiente no momento em que despertar para as excelentes oportunidades que o desenvolvimento sustentável oferece; mas, enquanto Maomé não vai à montanha, que ela venha até ele, ou seja, cada um de nós pode fazer um mínimo necessário para ajudar nessa transformação.
Jared Diamond, na fabulosa obra Colapso (Editora Record, 2005), aborda esta questão de forma bastante lúcida. A revista Época da semana retrasada (16/10/06) também divulgou uma lista de dicas para cuidar do planeta.
Primeiro, se você é rico, pode fazer muita coisa, a exemplo de Bill Gates que anualmente doa bilhões de dólares para a solução de problemas urgentes de saúde pública.
Mas, como não somos tão abastados assim, cito algumas ações ao nosso alcance, desde que saibamos que se realmente quisermos mudar, devemos nos planejar de forma a nos comprometermos com essa idéia para toda a vida.
Em uma democracia, a opção mais simples e barata é votar (às vezes poucos votos podem ser decisivos, como ocorreu nos EUA em 2000, onde algumas centenas de votos na Flórida decidiram os rumos da eleição presidencial). Além disso, você pode e deve cobrar do seu candidato medidas ambientalmente corretas (mande um e-mail para ele todo dia).
O poder de consumo também pode ser um grande aliado. Você que tem possibilidade de escolha, prefira produtos biodegradáveis, procure alimentos orgânicos (os grãos, por exemplo), consuma menos carne, evite produtos descartáveis, compre seu carro de olho no meio ambiente (carros à álcool são uma ótima escolha) e, principalmente, influencie seus parentes e amigos a adotarem essas mesmas práticas. Já pensou se um amigo seu é filho do dono de uma dessas empresas poluidoras?
Economize água e energia (daqui há alguns anos vamos perceber a loucura que era tomar banhos de 10, 15 minutos).
Você, dono de lojas, supermercados, etc, incentive seus clientes a reduzir o uso de embalagens. Sacolas plásticas levam séculos para serem degradadas pela natureza e dificultam a reciclagem. Para que levar 3 se 1 basta? Incentive também seus clientes a trazerem sacolas de casa.
Separe seu lixo reciclável. Hoje, toda cidade tem uma cooperativa de catadores desse tipo de lixo. Essa é a medida mais fácil de tomarmos. Há mais de 1 ano separo meu lixo reciclável e o coloco nos containeres que a Prefeitura oferece pela cidade. Peça a sua Prefeitura para disponibilizar esses tipos de equipamentos.
Por fim, exija seus direitos, exercendo a cidadania. Leia as leis e descubra do que somos capazes. Já pensou se meu vizinho for um vereador, ou secretário?
Não é tão difícil quanto pensamos, e muito mais gratificante do que você imagina!
Este blog respeita os direitos autorais.
As fontes desta postagem foram DIAMOND, Jared. Colapso. Ed. Record: 2005, p. 662 a 667 e Época, Ed. Globo: 16/10/2006, p. 58 a 66.

3 Comments:

At 8:59 AM, Anonymous Anonymous said...

Oi, recebi o link desse blog por e-mail. Li alguns posts e estão de parabéns pelo trabalho marvilhoso, que é a conscientização das questões ambientais e o que podemos fazer. Temos que lutar por essa causa, que é uma questão de sobrevivência da nossa espécie, e nem todos se deram conta disso ainda. Quanto às revistas, comprei a Época e gostei da reportagem, mas ñ sabia dessa Ciência Ambiental, vou correr atrás!
Continuarei acompanhando aqui!
Beijos

 
At 8:22 AM, Anonymous Anonymous said...

Também recebi o link desse blog por correio.
Concordo plenamente com o assunto abordado, porém, vejo que na prática existe muita resistência quanto a importância da preservação. Não acredito que haja a falta de informação, existe sim a ignorância da maioria das pessoas para questões importantes. Outro dia ví uma senhora jogar um saco de lixo num buraco, mesmo tendo um lixeiro bem ao lado dela, isso é o mesmo que desprezar a própria vida. Quantas pessoas já não jogaram lixo pela janela do ônibus ou carro, mesmo sabendo da falta grave, ignoram qualquer tipo de informação.
Acredito que haverá diversas alternativas, mas de nada adiantará se não começarmos dentro de nossas casa, a mídia teria um papel importante se houvesse comerciais educativos.
Qualquer coisa me informem.

 
At 4:46 AM, Blogger Sariguê said...

Denise, obrigado pela freqüência. Nos visite e participe sempre que puder.

Daniel, concordo com você: não queremos enxergar os problemas ambientais. Achamos que o apocalipse está muito mais distante do que aparenta, mas...
Quanto ao ato de jogar lixo nas ruas, mesmo que ainda continue ocorrendo, vcocê não sentiu uma mudança consideravel de dez anos para cá? Acho que estamos melhorando.
Um abraço e continue participando.

 

Post a Comment

<< Home