Wednesday, October 25, 2006

Chuva de informações.

Estimulante ver como o meio ambiente está na pauta do dia dos grandes meios de informação no nosso dia-a-dia. Semana passada, a revista Época (Editora Globo) publicou uma matéria especial enorme, com 31 páginas sobre os problemas ambientais de hoje.
A revista Exame (Editora Abril) desta quinzena traz uma reportagem de capa analisando o impacto das ONG's ao capitalismo, em especial o agronegócio (soja, papel e celulose, etanol e transgênicos).
A National Geographic Brasil (Editora Abril) deste mês nos presenteia com uma reportagem (além de belíssimas fotos) sobre os parques, dividida em três seções: a situação e o futuro dos parques nacionais ao redor do planeta, a experiência de um fotógrafo pelos parques brasileiros e os benefícios dos parques urbanos (como fotos de Paris) à nossa vida.
Para quem ainda não conhece, não posso deixar de falar na nova revista mensal Com Ciência Ambiental (Editora Casa Latina), totalmente dedicada à questão ambiental, com reportagens, entrevistas, artigos de opiniões, etc. Uma ótima novidade para quem é do ramo.
As revistas semanais Veja (Editora Abril) e Istoé (Editora Três) também estão sempre trazendo reportagens sobre a situação do meio ambiente global.
Esta semana a Veja entrevista o cientista James Lovelock, autor da polêmica Hipótese de Gaia; e a Istoé, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, toda semana traz no quadro Sementes do Amanhã alguma notícia importante para o meio ambiente.
No mais, a todo momento vemos repostagens na TV (aberta e fechada), nos jornais e até nas conversas nas ruas e esquinas.
Em breve comentarei algumas das reportagens acima citadas.

2 Comments:

At 12:29 PM, Anonymous Anonymous said...

Espero que o motivo de constantes publicações de notícias sobre o meio ambiente seja reflexo de uma conscientização ambiental por parte da sociedade civil, e não apenas como um modismo pautado exclusivamente em perspectivas de vantagens e ascensões empresariais.

Por outro lado, apesar da divulgação de matérias sobre o tema, de fundamental importância na educaçào ambiental da sociedade, cada vez mais vemos a banalização da informação por pesssoas desprovidas de conhecimento técnico especializado que, talvez, no intuito de auto-promoção, publicam ensaios e artigos sem relevância, desprovida de utilidade pública e debate doutrinário.

Abraço.
João

 
At 11:35 AM, Blogger Sariguê said...

Eu acho que o motivo dessas constantes publicações a que você se referiu resulta da possibilidade que todos têm hoje de se expressar, especialmente por causa da internet.
Creio que essa quantidade toda não seja problema; afinal a qualidade sempre prevalecerá.
Abraços.

 

Post a Comment

<< Home