Tuesday, November 14, 2006

Pé-Grande

Já ouviu falar em pegada ecológica? Segundo o site Earth Day Network, a pegada ecológica é a soma das várias parcelas de terreno produtivo (terra e mar) necessárias para produzir os recursos utilizados e assimilar os resíduos produzidos por cada pessoa, servindo como indicador de sustentabilidade ambiental. Ou seja: quanta área produtiva é necessária para satisfazer minhas necessidades e absorver os resíduos que produzo?
Pois este novo conceito está dando o que falar! No site do Earth Day tem um teste que calcula a pegada ecológica de cada pessoa. Vale a pena fazer, é rapidinho.
Acabei de fazer o meu e, MEU DEUS!!, descobri que tenho um pezão. Se todas as pessoas do mundo tivessem a minha pegada ecológica, seria preciso 4,6 planetas Terra para dar conta. E olhe que me considero, na medida das minhas capacidades, consciente do meu papel na preservação dos recursos naturais: separo o lixo reciclável e sempre o coloco em containeres especiais, economizo água e energia elétrica, só uso lâmpadas fluorescentes, evito comprar produtos de empresas que não respeitam o ambiente, aboli o ar-condicionado do meu quarto, sempre imprimo nos dois lados do papel, milito em prol da causa ambiental, dentre outras medidas.
Apesar de tudo isso, me sinto impotente diante do estilo de vida impregnado na cultura em que vivo (desabafo). Precisamos de mudanças radicais, já!!

5 Comments:

At 3:31 PM, Anonymous Anonymous said...

Ocuparia menos planetas que vc! Seriam necessários 2,8 planetas. Me alarmei quando vi. E também trabalho com meio ambiente! Mas já comecei o primeiro passo, e nao apenas no âmbito doméstico, mas no município onde resido atualmente, estamos implantando o sistema municipal de meio ambiente e são vários os projetos propostos, que em breve espero colocarmos em prática.

 
At 6:49 AM, Anonymous Anonymous said...

Uma grande alternativa que vem sendo utilizada em municípios como Petrópolis é a adoção de biodigestores e outros mecanismos para tratar do esgoto e lixo urbano. Algumas semas atrás passou uma reportagem de André Trigueiro na Globonews, acerca do assunto.
É impressionante como com tão pouco dinheiro é possível adotar medidas pró meio ambiente.
Falta educação, consciência e, principalmente, vontade dos governantes em financiar e investir em projetos dessa natureza.
Abraços.
João Vidal

 
At 5:10 PM, Blogger Elkinha said...

aqui o resultado do meu teste:
----------------------------------
VALOR TOTAL DA PEGADA 2.4
COMO TERMO DE COMPARAÇÃO, A PEGADA ECOLÓGICA MÉDIA NO SEU PAÍS É 2.4 HECTARES GLOBAIS POR PESSOA.

MUNDIALMENTE, EXISTEM 1.8 HECTARES GLOBAIS DE ÁREA BIOLOGICAMENTE PRODUTIVA POR PESSOA.

SE TODOS TIVÉSSEMOS UMA PEGADA ECOLÓGICA SEMELHANTE À SUA, IRÍAMOS PRECISAR DE 1.3 PLANETAS TERRA.
----------------------------------

Gostei desse teste, vou recomendar!
paz.
=T

 
At 10:23 AM, Blogger Sariguê said...

Andréa, gostaria de saber mais sobre a implantação do sistema ambiental no seu município. No meu rabalho de consultoria, elaboro leis ambientais para alguns municípios, inserindo, nos códigos ambientais, as diretrizes para implantação do sistema. Se tiver interesse em trocar maiores informações, me mande um e-mail (ambientalurbano@gmail.com).

Johnny, quando é que nossos empresários vão enxergar as oportunidades (como essa que você relatou) que estão aí, nas prateleiras??!!

Ekinha, você teve a menor pegada das que tive conhecimento. Parabéns!!

 
At 5:27 AM, Anonymous Anonymous said...

Acho legal a idéia de selo ambiental e urbanístico para residências,mas acho que ficaria melhor se fosse para conjuntos habitacionais, condomìnios etcc..

 

Post a Comment

<< Home