Friday, November 30, 2007

G’day Mate! News from Downunder!

Novo fôlego para Kyoto: um dos dois únicos países desenvolvidos (EUA e Austrália) que não assinaram o Protocolo para redução nas emissões de gases de efeito estufa está prestes a deixar os americanos sós nesse barco abandonado.
Isto porque com a vitória do Trabalhista Kevin Rudd nas eleições australianas para Primeiro Ministro, tirando, o Conservador e capacho dos EUA e do Sr. W. Bush, John Howard, do poder por mais de uma década, o novo Governante anunciou que irá cumprir, o mais breve possível, uma de suas mais efusivas promessas de campanha: a assinatura do tão aclamado Protocolo pela população daquele país da Oceania.
E esse breve parece mesmo ser verdadeiro: ontem, Rudd nomeou para Ministro do Meio Ambiente o ex-cantor, ativista, ex-candidato ao Senado, Peter Garret. Quem não conhece, Garret foi o vocalista e líder da banda australiana Midnight Oil, famosa nas décadas de 80 e 90 por canções que denunciavam a degradação sócio-econômica-política-racial-ambiental no mundo inteiro, especialmente do povo aborígene australiano (para quem gosta de um bom rock, vale a pena conferir o som e as letras de músicas como The Dead Heart, Blue Sky Mine, Beds Are Burning, Truganini, etc). Sou fã dessa banda, e não posso deixar de lembrar aqui um show que eles fizeram em plena 5ª Avenida de Nova York, na frente do prédio da Exxon, em 1991, logo após um desastre ambiental no Alaska provocado pelo vazamento de um petroleiro daquela multinacional.
Enfim, parece que o Sr. Rudd realmente está comprometido com a causa ambiental e pretende mesmo cumprir sua promessa de assinar o Protocolo de Kyoto. Com isso veremos a pressão sob os EUA aumentar ainda mais. Acredito que essa resistência não irá durar muito tempo, até porque em 2008 teremos eleições para novo presidente dos EUA. Mas esse assunto é para um outro post.
Um brinde à Austrália!!

1 Comments:

At 5:27 PM, Blogger Grace said...

Que notícia maravilhosa!!!!!

 

Post a Comment

<< Home