Friday, November 30, 2007

Fim da Era W. Bush

Continuando o último post, em 2008 teremos eleições para Presidente dos EUA. Até então, as pesquisas de opinião apontam os democratas como prováveis vencedores. Os EUA são divididos, basicamente, em dois grandes partidos: os Republicanos e os Democratas. É comum nos EUA vermos alternâncias sucessivas de poder entre eles. W. Bush é Republicano, Clinton Democrata, Bush-pai Republicano, e por aí vai.
Então, nada mais natural que um Democrata assuma em 2009. Resta sabermos quem.
A briga interna no partido está na reta final. E dois candidatos, excêntricos, estão na frente: Hillary Clinton (casada com Bill Clinton) e Barak Obama. Excêntricos porque pela primeira vez os EUA poderão ter uma mulher ou um negro na Casa Branca.
Mas o que importa aqui é que ambos são simpáticos à causa ambiental. Seja para se diferenciar dos Republicanos, que rejeitaram o Protocolo de Kyoto, seja para ganhar os votos dos eleitores do ex-futuro-candidato Democrata Al Gore, ambos já admitiram será inevitável aos EUA aderir a Kyoto.
Aliás, até o Sr. W. Bush não está mais relutante; convocou as principais lideranças ambientais para discutir alternativas de redução das emissões de gases de efeito estufa, prometendo ser mais eficiente e menos prejudicial ao desenvolvimento econômico do que o Protocolo de Kyoto.
Até porque, sua influência vem diminuindo na medida em que os Estados que compõem o País vêm adotando regras similares ao Protocolo de Kyoto. A Califórnia, do ex-ator Scharzenegger, por exemplo, estado norte americano mais rico e responsável pela emissão de gases poluidores na mesma proporção de vários países juntos, assumiu, de forma autônoma, índices de despoluição ainda mais restritivos que os de Kyoto.
Em outras palavras: ou os Republicanos assumem metas mais ambientalmente corretas ainda em 2008, ou então os Democratas irão assinar o Protocolo de Kyoto. Com isso, teremos um boom no comércio de créditos de carbono. Empresas sócio-ambientalmente corretas verão suas ações pipocarem. Projetos de MDL venderão mais que água. E todos vão se beneficiar. Mas ainda existe um outro lado dessa moeda, que será assunto para os próximos posts.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home