Monday, June 04, 2007

Novas idéias

O que mais gosto de ter um blog como esse é a liberdade para postar. Estou sempre tentando inovar, para que este espaço fique cada vez mais interessante.
Estou organizando uma lista de belas iniciativas que os municípios brasileiros estão desenvolvendo em defesa do meio ambiente. Para isso, conto com a colaboração de todos vocês, no sentido de deixar aqui registrado alguma experiência que tenham conhecimento; pode ser do Poder Público municipal, do setor empresarial, da sociedade civil, etc, e de qualquer natureza (lei, incentivo, idéia, projeto, participação democrática, qualquer coisa).
Qualquer iniciativa de âmbito municipal que tenha colaborado para a proteção ou recuperação do meio ambiente, implementada ou não.
Conto com o interesse de todos. Vamos participar.

3 Comments:

At 5:32 PM, Anonymous Anonymous said...

Infelizmente aqui em Floripa não temos bons exemplos, mas de maus exemplos estamos cheios!

Se quiser dar uma olhada no que nossas APPs estão sofrendo por aqui acesse:

http://urbanidades.arq.br/?p=49

Abraços,
Renato.

 
At 12:10 AM, Anonymous Anonymous said...

Engraçado!Novas idéias foi postada exatamente na semana mundial do meio ambiente, li, achei super legal a idéias de troca de experiências. Considerei, que ao final de uma semana, este item tivesse com bastante mensagem contanto as boas novas de cada um em suas cidades. Renova, ajuda a melhorar atitudes, quando lemos as atitudes que cuminaram com ações boas. Creio que sempre haverá uma boa ação, comunitária ou não para ser contada.
Vou contar uma de minhas experiências: Em 2004, após uma enxurrada num de nossos igarápes (assim chamamos aos nosso córregos, afluentes de Rios menos caudalosos)O Igarapé São Francisco, deixou muitas famílias desabrigadas. Motivado por uma ação impetrada no Ministerio Publico Estadual, por conta de uma conjuntinho habitacional, construido com recursos da CEF, por estar proximo do igarapé ficou alagado. O MPE, por meio da pormotoria e meio ambiente, não querendo estar com mais esse caso perdido, teve a brilhante ideia de incluir uma projeto dentro da programação da semana do Meio Ambiente,o Porjeto chamou-se "Revitalização do Igarapé São Francisco". Tomou a frente e mandou chamar, todas as intituições envolvidas com meio ambiente na cidade de Rio Branco - Gov. federal (IBAMA,BEC e BIS), PREFEITURA (SEMEIA, SEMSUR, EMURB DEFESA CIVIL E SEC DE EDUC.) Gov. Estadual(IMAC, DERACRE, SEC. DA FLORESTA, SAUDE, EDUCAÇÃO, BOMBEIRO, POLICIA FLORESTAL, DEFESA CIVIL), ESCOLAS municipais e estaduais impactadas, associações de bairro, etc... Reunidos, foram divididas as tarefas: 1) fiscalização e monitoramento 2) limpeza e remoção de lixo 3) educação ambiental. Segundo as afinidades, cada organismos se dirigia ao grupo correlato. Apesar de ser fissurada em fiscalização, representava minha instituição que naquele momento e neste atual, não era a prefeitura, mas sim o DERACRE (Departamento de Estrada de Rodagem do Acre)segui o que se aproximava do meu orgão, o item 2 - de limpeza e remoção do lixo, sem nem mesmo contactar meu diretor, já fui colocando a disposição, caçambas basculantes, maquinas -tipo retro escavadeira, e barcos (botes). No meu grupo ficou, o corpo de bombeiros, batalhão de selva (BIS) e de engenharia (BEC)- exército, e o orgao de limpeza da prefeitura e proprio MP. Como era a unica mulher do grupo, designaram-me a coordena-los. Nos programamos para limpar 28 km de Igarapé em 3 semanas, durante 3 dias cada, combinamos que essa ação deveria ser repercutida nas imediações e por meio dos alunos das escolas, bolamos nossa propria ação de educação ambiental. Enquanto as crianças batiam nas casas explicando a nocividade do lixo, e apresentavam uma ação teatral afim, retiravamos o lixo do leito do Rio. Acreditem! Retiramos 199 toneladas de lixo deste 28 km, encontramos no nosso percurso de tudo, do cachorro morto ao esgoto "in natura", como encontramos vida também, familias sobrevivendo da pesca, daquele Igarapé Poluido e obstruido com lixo de toda espécie. Nossa programação, continha manutenção após 6 meses da primeira limpeza. Fizemos, retiramos quase a mesma quantidade de lixo, as pessoas dão as costas para as nossas águas.
Moral da História,Esse Igarapé que banha 52% da Cidade de Rio Branco, começou a respirar. Porque: no ano seguinte os 2 candidados a prefeito tinham incluido o Igarapé São Francisco em Suas plataformas de Governo, o Governo conseguiu Recurso para para construir uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, o Plano Diretor, recém aprovado, incluiu a as suas margens como area de preservação permanente, 150 m , muito acima do que prediz o CONAMA, por fim, no restante dos 100 km de extensão, foi transformado em APA para prevenir toda a mata ciliar e sua região de nascente que são inumeras. Tudo isso deveu-se a ação efetiva de pessoas que possuem compromisso coletivo no setor público e a ação voluntaria de pessoas da comunidade que querem ver o bem estar de todos. Ficamos amigos do São Francisco do Acre.
Esqueci de dizer: Os outros grupos, ficaram para trás, lendo suas leis e deixando de aplica-las, e a educação ambiental prevista, também ficou a ver navios, são os mundos utópicos de muitas pessoas. Tem muito disso por aí sabiam!?
Esse é meu depoimento. Espero que sirva de espelho para alguém.
Dânya - Estudante de Arquitetura e Urbanismo/AC.

 
At 5:15 AM, Blogger Sariguê said...

Dânya, talvez a escassez de comentários seja pela falta mesmo de notícias boas, como disse o Renato.
Bjs e abraços a todos.

 

Post a Comment

<< Home