Wednesday, March 28, 2007

Sobre educação ambiental e extraterrestres

Revestido por um espírito digno dos mais célebres escritores de ficção científica, volto-me com algumas "elucubrações sensatas" acerca de todas essas recentes notícias alertando sobre aquecimento global e suas conseqüências para a humanidade e o Planeta Terra.
Já diziam que contra fatos não há argumentos, e assim nos valemos dessa máxima.
As tórridas temperaturas que registram recordes a cada ano, as queimadas das florestas em razão deste calor, bem como o derretimento das calotas polares já são eventos sensíveis aos olhos até dos mais distraídos.
Partidário da tese de James Lovelock, acredito que Gaia, enferma de uma febre avassaladora, já não tem saúde para reverter o quadro instaurado pelas ações antrópicas do "bicho homem" no seu organismo.
Sua vitalidade está sendo perecida na vã tentativa de minimizar e auto-regular seu funcionamento diante dos danos sofridos ao meio ambiente.
O homem consumista ainda não se educou, tampouco vai se educar a abdicar de seu conforto e luxo em benefício da coletividade, das futuras gerações, do planeta e pasmem – até de si mesmo.
Não apenas ficcionista, mas também apregoado de um sentimento pessimista, acredito na hipótese da extinção de toda e qualquer vida que conhecemos e hoje habita esse planeta (calma leitor, estamos falando de um prazo de algumas centenas de anos).
Uma selva de pedra, desprovida de vida (pelo menos tal qual conhecemos hoje em dia), e extremamente quente!!!
Recentemente foi noticiado que cientistas encontraram água congelada no até então inóspito(!!!) Planeta Marte. Afirmam ainda que caso essa água fosse descongelada em decorrência de um aumento vertiginoso de temperatura, criariam-se condições semelhantes às existentes em tempos remotos na Terra.
Considerando que a Terra tem aproximadamente x anos de existência sendo que só a partir de x+y anos houve o surgimento da vida neste planeta, não me espantaria caso cientistas hawardianos, texanos e até varginianos levantassem a hipótese de que seriam os ET's seres forçosamente esbulhados de seus planetas por ações praticadas contra o meio ambiente e as condições de vida deste e em prejuízo próprio - tal qual está em vias de ocorrer conosco.
Mas façamos assim: se os dias ficarem muito quente pra vestir terno sem poder usar o ar-condicionado do carro, ou se estiver ocorrendo muitos alagamentos nas ruas no caminho para o trabalho, ou até mesmo se ficar muito difícil em viajar de avião por conta das restrições em vôos por conta da grande quantidade de poluentes emitidos por esses veículos, vamos convidar uma expedição de "bichos homens" para povoar e aquecer Marte (literalmente falando) com nossa irretocável e exemplar educação ambiental.
Fantasiosas ou não, assim como aquele morador lá de Varginha, já estou pensando em comprar meu terreninho financiado em Marte.

P.S. Este texto é de autoria do meu amigo João Vidal, advogado em Salvador, que me autorizou sua publicação.

2 Comments:

At 12:56 PM, Anonymous Anonymous said...

O brilhante texto,seria cômico, caso não fosse trágico. Mas a tragédia nós plantamos e, agora, começamos a infeliz colheita. A cada dia, ciente de todas as informações acerca do aquecimento global, culminando com o fim do lindo planeta água, sinto arrepios... Quanto mais informações acerca de como tudo isso começou, mais acredito na hipótese do homem ter surgido não da evolução do macaco, mas sim da involução dos gafanhotos! Como somos infelizes.

 
At 11:24 PM, Anonymous Anonymous said...

Aproveitando o dizeres de João Vidal, vou acrescentar o seguinte: tenh pena do Planeta Marte, até agora, puro, até a chegada do bicho Homem, complemento com um ditado satirizado "O homem é um animal que ri, e quando ri, mostra o animal que é". Lembramos do aquecimento do Globo (lembro de uma imagem que vi - um ovo sendo frito pelo aquecimento do globo terrestre e a temperatura subindo, lembrei também que quando ficamos com febre, era uma tática de nossos pais envolver-nos com panos úmidos até que a febre passasse. Nós Homens (Mulheres) e esquecemos da perfeição da natureza, como por exemplo o ciclo da água... tá no mar, nos rios, riachos, fontes, etc... em correnteza, vai ao espaço (céu) no processo de evaporação, foram as nuvens, volta para a terra noutro processo, de forma liquida,chuva, a mata, floresta, apara a força da agua do espaço, desce suavemente pelas folhas, e cai na terra, entra por seus vazios, e corre pelas veias (talvegues e fundos de vale)busca o rio, o riacho um veio maior por baixo do solo (lençol freático) e tudo se encontra de retorno ao mar. o mar é o mais baixo plano... recebe e devolve, um ciclo... O que faz o homem? joga esgoto, aterra, faz galeria, invade a bacia (a calha maior) do Rio, polui a fonte de energia natural, que é nossa água... Mata a flora bacteriana e os animais dos Rio paulatinamente, a agua que armazena oxigenio, vai enfraquecendo, a vegetação que armazena oxigenio, vai se extinguindo. Naturalmente que o aquecimento é como uma febre ( a febre no corpo humano é um bom sintoma, significa que existe um problema e que os anticorpos estão reagindo) Temos um problema, sério, de morte. Se modificarmos nossas atitudes depredadora, teremos um solução de vida.Não Acho que somos infelizes, somos ainda animais ignorantes, bárbaros. Vivemos no tempo da pirataria, procuramos ouro para enriquecer, não importa que com isso tenhamos de matar muitos. Se mudarmos de "palco" da terra para o Planeta Marte, estaremos fadados a morrer de novo, rapidinho vamos degelar o ambiente trazendo o aquecimento aquele planeta aí tadinho de outro planeta.... Manaus é um exemplo dessa busca desregrada de ouro, uma Cidade que era rica em drenagem natural por conta de todos os seus igarapés, todos, em virtude das industrias, ou estão soterrados ou poluídos, até alegação já enfrentou a Cidade... quem te viu e quem te ver... Brizola defendia os tais CIEPES (acho que é isso) , dizia que o Brasil para ter jeito, tinha que ter educação de berço). Se nem nós temos educação com a natureza, como faremos educação ambiental com outrém? É eu recolhendo o lixo e o visinho jogando por sobre minha cabeça no mesmo lugar de onde tirei o primeiro lixo... geramos lixo... A escrita de João tá muito bem colocada... consegui até fazer o caminho das aguás. O Petroleo, são os restos mortais dos animais... que nós matamos no passado... Acho que no futuro a estátua da liberdade/EUA é que vai indicar que ainda estamos na terra, que nem o filme planeta dos macacos...
Dânya - Estudante de Arquitetura e Urbanismo/Acre.

 

Post a Comment

<< Home