Wednesday, May 21, 2008

E Minc descobriu a roda

Como é que ninguém nunca tinha dito isso antes? É uma idéia que defendo desde que nasci.
O Carlos Minc, novo Ministro do Meio Ambiente, antes mesmo de assumir o cargo já teve a óbvia idéia de sugerir ao Presidente o uso das Forças Armadas em defesa da Amazônia. Ora, trata-se de uma idéia tão obvia que por isso mesmo ninguém nunca teve (ou disse) antes.
A Constituição diz que cabe às Forças Armadas (exército, aeronáutica e marinha) a defesa da Pátria, a garantia dos Poderes Constitucionais, da lei e da ordem.
Temos um exército bem aparelhado e numeroso; temos um poderio militar subtilizado, pronto para agir; vivemos num estado de paz com nossos vizinhos e demais países; todavia, a Amazônia está sendo devastada. Então, porque não colocar o exército lá?
E ainda se reclama que falta a presença do Poder Público na Amazônia, o que com certeza é um dos fatores para a sua destruição. Sem a presença do Estado a terra passa a ser de ninguém, não há lei, ninguém respeita os direitos alheios, quiçá os difusos.
Certamente a presença do exército na Amazônia irá diminuir o ritmo de desmatamento.
Parabéns ao Ministro, que disse nada mais que o óbvio. Nietzsche uma vez assim pensou: “Não há tarefa mais ingrata do que dizer o óbvio!”

0 Comments:

Post a Comment

<< Home